Projeto Baleia Jubarte

Abrolhos Bahia Brasil - Facebook

Agora protegidas

O Projeto Baleia Jubarte foi criado em 1988, para estudar e proteger as jubartes que migram anualmente para a Bahia durante os meses de inverno e primavera, onde acasalam e amamentam os filhotes.

Instituto Baleia Jubarte - Caravelas, BA
Rua do Barão do Rio Branco nº 26 - Centro - CEP: 45900-000 - Telefone: (73) 3297-1340

São os seguintes os principais objetivos do Projeto, que atua desde o extremo Sul da Bahia ao norte do Espírito Santo, e no Litoral Norte baiano:

Nadadeira caular | Baleia Jubarte
  • Avaliar o tamanho da população de baleias jubarte que frequenta o banco dos Abrolhos;
  • Identificar individualmente cada animal através de marcas naturais e da pigmentação da nadadeira caudal;
  • Monitorar e fiscalizar o turismo de modo a evitar interferência no processo de reprodução e amamentação;
  • Estudar o seu comportamento natural e a interação desses animais com os barcos de turismo da região;
  • Realizar estudos de bioacústica e análises genéticas;
  • Desenvolver atividades de informação e educação ambiental;
  • Registrar e atuar no resgate de cetáceos encalhados ou emalhados na faixa litorânea compreendida entre o norte do Espírito Santo e o Litoral Baiano.

Foto identificação

A parte inferior da cauda da jubarte apresenta um padrão de pigmentação que varia do branco ao preto e quando fotografada permite obter informações importantes da bioecologia desses animais. Fotoidentificação | Baleias JubarteO catálogo do Projeto Baleia Jubarte conta atualmente com cerca de mil baleias fotografadas e identificadas individualmente. As estimativas populacionais indicam uma população de aproximadamente 1600 baleias que migram anualmente para a região de Abrolhos.

Genética Populacional

Desde 1997 são coletadas amostras de pele para Análises genéticas das jubartes baianas. Através destes estudos têm sido possível identificar o sexo de cada baleia, avaliar a variabilidade genética desta população e, no futuro descobrir sua possível área de alimentação em águas antárticas.

Encalhes

O resgate de cetáceos encalhados os presos em redes de pesca é desenvolvido na área de atuação do Projeto e conta com a participação da comunidade no registro e apoio aos resgates. Além das baleias jubarte, outras espécies de cetáceos precisam frequentemente de socorro e são igualmente alvo deste trabalho. Programa de resgate de mamíferos aquáticos

Bioacústica | Baleias JubarteBioacústica

O canto das baleias tem sido gravado pelo
Projeto Baleia Jubarte e permitirá identificar o padrão de canto desta população; estes estudos servirão de base para a obtenção de uma série de informações importantes à sua preservação.

Turismo

O turismo de observação das baleias (whale watching), é acompanhado de perto pela equipe de pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte. As alterações de comportamento das baleias provocadas pela aproximação das embarcações têm sido cuidadosamente monitoradas. Paralelamente, todos os barcos de turismo da região são orientados a cumprir as normas de avistagem de cetáceos em águas brasileiras (portaria IBAMA nº 117/96), contribuindo para a preservação da espécie.

Ação e conservação

O Projeto Baleia Jubarte é administrado pelo Instituto Baleia Jubarte, que realiza suas atividades de pesquisa e conservação na região de Abrolhos e Litoral Norte da Bahia em parceria com o IBAMA e tem a Petrobras como patrocinadora oficial. A sede fica em Caravelas, cidade histórica a beira-mar fundada no século XVI e importante porto baleeiro na época do Brasil Colônia. Projeto Baleia Jubarte | AbrolhosO Instituto Baleia Jubarte foi criado em 1996. É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que têm como principal objetivo garantir o suporte administrativo - financeiro para o desenvolvimento das atividades do Projeto Baleia Jubarte, inclusive através de programas que visem a melhoria da qualidade de vida das comunidades litorâneas da região onde atua.

O Instituto possui diversos parceiros e apoiadores no desenvolvimento de suas atividades: a Conservation Internacional do Brasil, o American Museum os Natural History e a Internacional Fund for Animal Welfare, participam respectivamente nas ações de educação ambiental, nas análises genéticas da população de Jubartes na costa Brasileira e no estudo do impacto do turismo sobre as baleias. Os convênios com Universidades como a Federal da Bahia e Fundação Universidade do Rio Grande demonstram reconhecimento ao trabalho que vêm sendo realizado. O Instituto conta ainda com o importante apoio da Pantanal Linhas Aéreas e Fundação Garcia D’Ávila.

Educação Ambiental

O Programa de Educação Ambiental se destaca entre as ações do Instituto Baleia Jubarte, promovendo diversas atividades de conscientização e sensibilização nas comunidades da região costeira do extremo sul da Bahia, bem como junto aos visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. O objetivo é conscientizar a todos quanto a necessidade da correta utilização dos ecossistemas costeiros e da preservação das baleias, que além de sua função ecológica, também são um importante patrimônio turístico, gerando emprego e renda para toda a região.

Educação Ambiental | Projeto Baleia JubarteDentre as atividades realizadas destaca-se o trabalho desenvolvido nas escolas de Caravelas, onde são realizados cursos para professores, atividades práticas com os alunos do ensino fundamental e implantação de hortas comunitárias. A “Patrulha Ecológica” é formada por crianças e adolescentes da comunidade que realizam um trabalho de conscientização dos usuários para que seja mantida a limpeza e qualidade das praias de Caravelas. Além disso, o Instituto participa e organiza eventos populares que visam divulgar a temática ambiental. Junto ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, o Instituto realiza cursos para mestres e marinheiros das embarcações de turismo e auxilia no trabalho de conscientização dos visitantes. Por fim, a comunidade e veranistas também são orientados para auxiliar no resgate de baleias e golfinhos encalhados ou emalhados em redes de pesca.

Ecovoluntários - Uma experiência fascinante

Os documentos necessários para se candidatar são: currículo, duas cartas de recomendação (de professores ou orientadores) e uma carta de apresentação. Interessados devem enviar a documentação digitalizada em formato PDF até o dia 31 de março para o email: estagio.caravelas@baleiajubarte.org.br ou estagio.praiadoforte@baleiajubarte.org.br. Mais informações: (73) 3297-1340 / (71) 3676-1463

Ecovoluntários | Projeto Baleia JubarteO Projeto Baleia Jubarte acaba de divulgar o edital de seleção para estágio curricular obrigatório. As vagas são para as bases em Caravelas, extremo sul da Bahia, e Praia do Forte, litoral norte do Estado. Podem concorrer estudantes de todo o Brasil. Na oportunidade, os estagiários irão acompanhar de perto as atividades dos pesquisadores do Projeto, além de se envolverem nas atividades relacionadas à pesquisa e à conservação das baleias jubarte (Megaptera novaeangliae) e dos botos cinza (Sotalia guianensis). Destaque para os cruzeiros de pesquisa e de turismo, para as operações de resgate de mamíferos aquáticos em situação de encalhe e para as ações de educação ambiental.

Na cidade de Caravelas, ponto no continente mais próximo do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos – principal “berçário” das baleias jubarte no Oceano Atlântico Sul Ocidental –, o estágio começa no dia 1º de julho, tendo duração de cinco meses. Na Praia do Forte, a data de início será a mesma, porém o estágio terá a duração de quatro meses. Durante este período, os participantes precisam ter disponibilidade para permanecer no estágio em tempo integral, devido à necessidade de treinamento e à demanda de trabalho. O alojamento é disponibilizado pelo Projeto Baleia Jubarte.

O Projeto Baleia Jubarte, uma iniciativa do Instituto Baleia Jubarte, é patrocinado oficialmente pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Baleias JubarteParticipando como Ecovoluntários, você estará auxiliando a preservação destas baleias com seu tempo, sua dedicação e sua financeira, podendo constatar de perto o trabalho realizado pelos especialistas do Projeto, que o acompanharão, esclarecendo suas dúvidas e curiosidades a respeito destes fantásticos animais.

O Projeto Baleia Jubarte tem quase 15 anos de experiência no trabalho com ecovoluntários e muitos dos que já participaram, tem retornado em temporadas posteriores, confirmando o êxito do Programa.

O Projeto necessita de voluntários interessados em participar na proteção das baleias por uma ou duas semanas no período de Julho a Novembro.

Normas de avistagem >>

De Julho a Novembro em Abrolhos (Sul da Bahia) é Temporada das Baleias Jubarte

Catamarã Sanuk. Abrolhos, BA - Brasil
Catamarã Netuno. Abrolhos, BA - Brasil
Embarcações disponíveis | Viagens para Abrolhos
Saída de 3 dias (mínimo 4 pessoas) | Saída de 2 dias (mínimo 6 pessoas)
Fazemos saídas com 4 e 5 dias | Saídas desde a cidade de Caravelas (Bahia)
Veleiro Sanuk Star. Abrolhos, BA - Brasil
Catamarã Zeus. Abrolhos, BA - Brasil
Contato para passeios e Avistamento de Baleias Jubarte em Abrolhos
Nome
Email
Confirme seu Email
Mês
Saída 2 dias (1 noite)
Saída 3 dias (2 noites)
Selecione a embarcação:
Catamarâ Sanuk
Veleiro Sanuk Star
Catamarã Netuno
Catamarã Zeus
Consulta
Saídas desde a cidade de Caravelas, BA. Agende seu passeio com antecedência.

Traslados Aeroporto
Porto Seguro (BPS) x Caravelas
Traslado Aeroporto Porto Seguro x Caravelas (Abrolhos) Táxi
Passagens Aereas TAM Passagens Aereas Azul Passagens Aereas GOL
Serviço de traslado ou transfer desde o Aeroporto de Porto Seguro até Caravelas e Alcobaça.

Catamarã SANUK e Veleiro SANUK STAR
sanuk@abrolhos.net
mergulhoabrolhos@gmail.com
Telefone (73) 3297-1344

Catamarans NETUNO e ZEUS
catamara@abrolhos.net
abrolhosviagens@gmail.com
Telefone (21) 98474-2818



Galerias fotos de Abrolhos
Fotos de Baleias JubarteBaleias Jubarte
Fotos do Catamarã veleiro SanukFotos do Catamarã veleiro Sanuk
Fotos de grupos e mergulhadoresFotos de grupos e mergulhadores
Fotos Ilhas de AbrolhosIlhas de Abrolhos
Fotos de Mergulho: Cavernas, naufrágio, chapeirões.Mergulho: Cavernas, naufrágio, chapeirões.
Fotos de Vida Marinha IVida Marinha I: Peixes, tartarugas, ...
Fotos de Vida Marinha IIVida Marinha II: Corais e vegetação.
Fotos de Aves. Rabo de palha, Atoba, Fragata.Aves: Rabo de palha, Atoba, Fragata.
Galerias fotos Costa das Baleias
fotos Costa das Baleias Nova Viçosa
Caravelas
Alcobaça
Prado
Cumuruxatiba

Booking.com


Videos de Abrolhos

Destinos Turísticos da
Costa do Descobrimento
Trancoso (Porto Seguro-BA)
Trancoso Bahia
Como chegar em Trancoso
HotéisPousadas em Trancoso
Caraíva (Porto Seguro-BA)
Caraíva, BA
Como chegar em Caraíva
Pousadas em Caraíva
Casas e suítes para aluguel