Baleia Jubarte

Abrolhos, o berço das baleias Jubarte

cauda da jubarteCriado em 1983, pelo Ibama, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é um conjunto de ilhas vulcânicas e recifes coralíneos. Localizado a 36 milhas náuticas (aproximadamente 70 quilômetros) da costa do Extremo Sul da Bahia. É uma das mais significativas áreas do litoral brasileiro, pela sua enorme biodiversidade e importantes ecossistemas.

O Banco de Abrolhos é berço da baleia jubarte, que fazem dessa região seu refúgio de amamentação e reprodução, entre os meses de julho e novembro. É a mais importante área de reprodução dessa espécie no Atlântico Sul Ocidental.

O Parque é fundamental ao desenvolvimento das atividades pesqueiras. Devido à proibição da pesca em seus limites, os corais representam um importante criadouro de peixes que, cada vez mais, tende a povoar áreas vizinhas, garantindo a exploração sustentável da pesca na região.

Caravelas, Alcobaça, Nova Viçosa e Prado são as principais cidades da zona costeira do Extremo Sul baiano e porto de saída para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Com vastas extensões de mangues e um rico conjunto arquitetônico colonial, atraem turistas e pesquisadores do Brasil e do mundo, em busca dos recursos naturais.


canto da baleia jubarte
A jubarte (Megaptera novaeangliae), também chamada de corcunda ou cantora, é uma das doze espécies de grandes baleias existentes no mundo. É conhecida por seu temperamento dócil e pelas acrobacias que realiza, saltando e exibindo a cauda, que é sua impressão digital. Mas, sobretudo, são famosas pelo desenvolvido sistema de vocalização: o seu canto melancólico, de construção musical sofisticada, é repetido pelo macho. Acredita-se que uma das funções prováveis desse canto seja atrair a fêmea para acasalamento.



Essas magníficas criaturas têm ainda como característica marcante as nadadeiras peitorais, extremamente longas, podendo atingir até cinco metros, quase um terço do seu corpo. As fêmeas, que são um pouco maiores que os machos, medem cerca de 14 metros e pesam 40 toneladas. Em fuga, podem atingir a velocidade de 27 quilômetros por hora.

Baleia e filhoteAs jubartes realizam migrações sazonais entre as áreas de alimentação, nos polos, e as de reprodução, em regiões tropicais. Buscam águas quentes, tranquilas e pouco profundas, como as de Abrolhos, para acasalar e ter um único filhote, que nasce após uma gestação de aproximadamente 11 meses.

Caçadas e ameaçadas

A baleia jubarte está entre os mamíferos mais ameaçados do mundo. Caçada impiedosamente desde o século XVII, por conta do valor comercial de seus subprodutos, principalmente o óleo, a espécie quase foi extinta.

Antes da caça, a população mundial era de aproximadamente 150 mil indivíduos. Hoje, mesmo após décadas de proteção integral, restam pouco mais de 35 mil indivíduos em todos os oceanos.

saltoNo Brasil a baleia jubarte integra a Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção/IBAMA. Sua população vem se recuperando lentamente, protegida desde a proibição total da caça em águas brasileiras, através do Decreto Lei nº 7,643, de 18 de dezembro de 1987.

Mesmo assim, a espécie ainda enfrenta várias ameaças, como a poluição dos ambientes costeiros, o tráfego de embarcações e o emalhamento, principalmente de filhotes, em redes de pesca.

Veja mais >>


Passeios Ilhas de Abrolhos Pernoite Abrolhos
Mergulho em Abrolhos

Agendamento de saídas para o Arquipélago de Abrolhos com pernoite, Mergulho e Avistamento de Baleias Jubarte

Abrolhos Viagens
(21) 98474-2818
abrolhosviagens@gmail.com
abrolhosviagens@abrolhos.net

Saída 2 dias (1 noite)
Saída 3 dias (2 noites)


De Julho a Novembro em Abrolhos (Extremo Sul da Bahia) é Temporada de Baleias Jubarte

Embarcações disponíveis com:
Saída de 3 dias (mínimo 4 pessoas)
Saída de 2 dias (mínimo 6 pessoas)
Saídas desde a cidade de Caravelas BA
Agende seu passeio com antecedência.

Traslado Aeroporto Transfer Aeroporto Internacional
Porto Seguro (BPS) x Caravelas

Táxi Traslado
Táxi do Nilson - Porto Seguro BA
Telefone (73) 99951-5247


Galerias fotos de Abrolhos

Fotos de Baleias Jubarte Baleias Jubarte
Fotos Ilhas de Abrolhos Ilhas de Abrolhos
Fotos de Mergulho: Cavernas, naufrágio, chapeirões. Mergulho: Cavernas, naufrágio, chapeirões.
Fotos de Vida Marinha I Vida Marinha I: Peixes, tartarugas, ...
Fotos de Vida Marinha II Vida Marinha II: Corais e vegetação.
Fotos de Aves. Rabo de palha, Atoba, Fragata. Aves: Rabo de palha, Atoba, Fragata.

Galerias fotos Costa das Baleias

fotos Costa das Baleias Nova Viçosa
Caravelas
Alcobaça
Prado
Cumuruxatiba

Videos de Abrolhos

Baleias Jubarte
Mergulho em Abrolhos
Naugrágio Rosalina
Pontos de Mergulho e Ilhas
Descoberta novo naufragio
Santuário Baleias Atlântico Sul
Proteção às baleias
Capoeira Liberdade Caravelas

Abrolhos - Costa das Baleias | Baleia Jubarte em Abrolhos




Ao visitar nossa região não perca a oportunidade de conhecer as melhores praias do Litoral Sul da Bahia.

Cumuruxatiba BA Corumbau BA Caraíva BA Praia do Espelho BA Trancoso BA Porto Seguro BA Coroa Vermelha BA Cabrália BA

© Trancoso Bahia Viagens e Turismo | Abrolhos 2005-