Notícias Caravelas

Recuperação do aeroporto de Caravelas

Lula garante recuperação do aeroporto de Caravelas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu nesta sexta-feira (5), em Caravelas, a recuperação do aeroporto do município, que está interditado há dois anos. Segundo Lula, o governo Federal vai recuperar o equipamento, que atualmente pertence à Aeronáutica, e em seguida repassá-lo para a administração estadual.

A reforma e o funcionamento do aeroporto eram uma antiga reivindicação de empresários e da população local. Em discurso, o presidente disse, ainda, que vai conversar com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o alto comando da Aeronáutica. “Com isso, pretendemos alavancar ainda mais o turismo na região, e em especial Abrolhos, com o funcionamento do aeroporto”.


Com isso, a cidade de Caravelas passará a ser um dos principais portões de entrada de turistas da zona da Costa das Baleias que reúne ainda os municípios de Mucuri, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas, Prado e Alcobaça.

Discurso do Presidente  durante a cerimônia de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (Caravelas – BA).

Aeroporto de Caravelas começa a ser reconstruído em setembro de 2010

Segundo a Assessoria de Comunicação do Município de Prado, já há cronograma para a realização das obras de reconstrução do Aeroporto de Caravelas. A reconstrução e reativação do aeroporto é uma reivindicação antiga do setor turístico do extremo sul da Bahia e com certeza beneficiará bastante a economia da região como um todo. Veja abaixo o texto da nota divulgada pela Ascom de Prado:

Presidente Lula atende reivindicação dos Prefeitos da Costa das Baleias

aeroporto caravelasDurante a visita que o presidente Luis Inácio Lula da Silva e o Governador Jaques Wagner fizeram a Caravelas em julho de 2009, eles se comprometeram a reformar o Aeroporto de Conchas em Caravelas. Preocupado com o desenvolvimento do turismo dos municípios que fazem parte da zona da Costa das Baleias, que reúnem os municípios de Prado, Alcobaça, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Nova Viçosa e Mucuri, o Prefeito de Prado João Alberto Viana Amaral (Jonga) e o Presidente da Associação Costa das Baleias Enrico Peletti, protocolaram no dia 07 de agosto, o ofício de nº 20/2009 no Gabinete da Presidência da República, direcionado ao Presidente Lula, reivindicando a recuperação e a reativação do Aeroporto de Caravelas.

No ofício que fizeram ao Presidente, a Associação Costa das baleias e o Prefeito Jonga Amaral, agradeceram os relevantes trabalhos e ações que Lula prestou à população brasileira durante seus 7 anos de mandato. O Prefeito informou também ao Presidente, que o Aeroporto de Caravelas foi construído na época da Segunda Guerra Mundial em razão do Extremo Sul da Bahia ser considerado como ponto estratégico durante o conflito e como possui duas pistas de aterrissagem em forma de “X” que é considerada uma das melhores do Brasil, nele já pousaram grandes empresas da viação comercial, como a VARING, PANAIR, TAM e outras. Jonga Justificou para o Presidente que existem várias empresas de transporte aéreo interessadas na criação de uma escola de aviação no Aeroporto de Caravelas, e no passado houve várias tentativas das empresas ACB junto a OceanAir e BRA de promover vôos de Salvador à Caravelas, mas devido aos problemas de infra estrutura, acabaram desistindo pelas péssimas condições das pistas.

No ofício consta ainda, a relação de todas as potencialidades e atrativos naturais dos municípios que fazem parte da Costa das Baleias.

Em entrevista o Prefeito de Prado falou sobre a resposta que o Presidente Lula enviou para o seu Gabinete: “Eu estive em Brasília e até protocolamos junto com o Enrico Peletti Presidente da Associação Costa das Baleias, um documento solicitando à Presidência da República, a brevidade da reativação do Aeroporto de Conchas em Caravelas, porque todos nós sabemos que o Prado por ser uma das grandes referência turísticas do extremo sul, é um dos municípios que tem a maior necessidade de se ter vôos aqui bem próximos. E para a nossa alegria, recebemos a resposta do Presidente Lula, dizendo que dentro em breve estará iniciando as obras do Aeroporto de Caravelas, quero salientar que o mérito não é só meu, houve uma parceria através do Governador Jaques Wagner e dos prefeitos de Itamaraju, Alcobaça, Caravelas, e todos os prefeitos daqui do extremo sul, que também serão beneficiados pela reconstrução do Aeroporto. Graças a Deus, de acordo com a resposta da Presidência, as obras terão início no mês de setembro, beneficiando assim toda a Costa das Baleias” explicou o prefeito Jonga Amaral.

Na resposta do Ministério da Defesa do Gabinete de Aviação Civil, diz que o Presidente Lula manifestou interesse em efetuar a recuperação do Aeroporto e já solicitou ao Comando da Aeronáutica o levantamento das obras necessárias para a adequação do aeródromo, e encaminhou ao Ministério da Defesa as estimativas dos custos da obra, que por sua vez solicitou ao Ministério de Planejamento a abertura de crédito suplementar para atender a recuperação do referido aeroporto.

Diante disso , a lei n° 12.159, de 12 de dezembro de 2009, aprovou a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 13.989.324,00 em favor do Fundo Aeronáutico. Segundo o cronograma do II COMAR , o início das obras está previsto para setembro de 2010 e o prazo de execução será de 180 dias.

Fonte> Diário de Alcobaça
sexta-feira, 23 de abril de 2010

Notícias de Abrolhos

  1. Expedição documenta áreas pouco conhecidas de Abrolhos
  2. Documentário sobre Abrolhos no Fantástico
  3. As baleias já estão chegando em Abrolhos!
  4. Governo estuda ampliar Parque de Abrolhos
  5. A revanche das baleias em Abrolhos
  6. Exploração de petróleo na costa ameaça Abrolhos
  7. Empresa vai explorar gás em Abrolhos
  8. Justiça libera exploração de petróleo em Abrolhos
  9. A decisão do presidente do TRF-1 pode causar graves impactos no meio ambiente, gerando prejuízos à biodiversidade e à comunidade mundial.
  10. Parque de Abrolhos recebe título internacional no Dia Mundial das Zonas Úmidas
  11. “Praga branca” está destruindo recifes de corais de Abrolhos
  12. Lula garante recuperação do aeroporto de Caravelas
  13. Abrolhos por baixo d’água
  14. Novas terras submarinas
  15. Pedra perigosa não cartografada
  16. Greenpeace faz protesto em alto-mar em Abrolhos
  17. Litoral brasileiro vira santuário de golfinhos e baleias
  18. Dietas das Aves Marinhas no Parque Nacional dos Abrolhos
  19. A história geológica de Abrolhos

Passeios Ilhas de Abrolhos Mergulho em Abrolhos

Agendamento de saídas para o Arquipélago de Abrolhos com pernoite, Mergulho e Avistamento de Baleias Jubarte

Abrolhos Viagens
(21) 98474-2818
abrolhosviagens@gmail.com
abrolhosviagens@abrolhos.net

Saída 2 dias (1 noite)
Saída 3 dias (2 noites)


De Julho a Novembro em Abrolhos (Extremo Sul da Bahia) é Temporada de Baleias Jubarte

Embarcações disponíveis com:
Saída de 3 dias (mínimo 4 pessoas)
Saída de 2 dias (mínimo 6 pessoas)
Saídas desde a cidade de Caravelas BA
Agende seu passeio com antecedência.

Traslado Aeroporto Transfer Aeroporto Internacional
Porto Seguro (BPS) x Caravelas

Táxi Traslado
Táxi do Nilson - Porto Seguro BA
Telefone (73) 99951-5247


Galerias fotos de Abrolhos

Fotos de Baleias Jubarte Baleias Jubarte
Fotos Ilhas de Abrolhos Ilhas de Abrolhos
Fotos de Mergulho: Cavernas, naufrágio, chapeirões. Mergulho: Cavernas, naufrágio, chapeirões.
Fotos de Vida Marinha I Vida Marinha I: Peixes, tartarugas, ...
Fotos de Vida Marinha II Vida Marinha II: Corais e vegetação.
Fotos de Aves. Rabo de palha, Atoba, Fragata. Aves: Rabo de palha, Atoba, Fragata.

Galerias fotos Costa das Baleias

fotos Costa das Baleias Nova Viçosa
Caravelas
Alcobaça
Prado
Cumuruxatiba

Videos de Abrolhos

Baleias Jubarte
Mergulho em Abrolhos
Naugrágio Rosalina
Pontos de Mergulho e Ilhas
Descoberta novo naufragio
Santuário Baleias Atlântico Sul
Proteção às baleias
Capoeira Liberdade Caravelas

Abrolhos - Costa das Baleias | Notícias de Abrolhos




Ao visitar nossa região não perca a oportunidade de conhecer as melhores praias do Litoral Sul da Bahia.

Cumuruxatiba BA Corumbau BA Caraíva BA Praia do Espelho BA Trancoso BA Porto Seguro BA Coroa Vermelha BA

Abrolhos Viagens | Abrolhos 2005-